Assine Nosso Feed!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Receba Todos os Nossos Artigos Automaticamente em Seu E-mail
  • Tenha a Exclusividade de Receber Boletins do Nosso Blog
  • Inscrever-se no feed do Nosso Blog é Fácil, Rápido e Seguro
  • Ajude a fazer Nosso Blog Crescer!!!
  • Assine nosso feed gratis





    Comentários


    Ele pode ser frito na água e o prato enriquecido com legumes

    O ovo já foi considerado um inimigo da saúde do coração por aumentar o colesterol ruim (LDL).
    "Porém, hoje se sabe que o principal responsável pelo aumento de colesterol no sangue não é o colesterol ingerido através dos alimentos", diz a nutricionista Fernanda Brunacci, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar, de São Paulo. Na verdade, a maior parte do colesterol presente em nosso é produzida pelo próprio organismo.

    Segundo a especialista, o ovo merece entrar no cardápio por ser rico em proteínas que garantem o bom funcionamento do organismo, além de ser fonte das vitaminas A, D, E, K e do complexo B, e minerais como ferro, fósforo, manganês, potássio e ômega 3. Além disso, estudos indicam que esse alimento possui uma substância chamada lecitina, responsável por interferir na absorção do colesterol e impedir que ele seja captado pelo intestino, diminuindo os níveis de colesterol no sangue - exatamente o contrário do que se pensava antes.

    Existem muitas maneiras de preparar um ovo que deixam o prato ainda mais saudável, sem prejudicar a dieta.

    Confira o que nutricionistas recomendam:

    Acrescente ovos à salada
    Ao acrescentar ovos à salada, enriquecemos o prato com uma fonte de proteínas e ainda tornamos a experiência de comer salada mais saborosa - afinal, é muito comum as pessoas torcerem o nariz para os vegetais. O ovo dá um sabor a mais ao prato.

    Prefira o ovo cozido
    Cuidados com a conservação

    "Preparar o alimento cozido elimina as gorduras prejudiciais à saúde presentes no ovo frito", explica a nutricionista Fabiana Marangoni, do Spa Fazenda Igaratá. Além disso, ele é menos calórico - um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas 75. O ovo cru também não é recomendado, pois é meio de contaminação da bactéria Salmonela. "Quando submetemos o ovo ao calor, essa bactéria não sobrevive, eliminando o risco", diz a nutricionista.

    Use água para fritar

    Ao pensar em fritura, logo vem à cabeça óleos e manteiga - que deixam a preparação mais gordurosa e menos saudável. Até mesmo os óleos vegetais, como os de soja, milho, girassol, oliva e linhaça, não são bem-vindos na frigideira. "Quando submetidos a muito calor, esses óleos se transformam em gordura trans, perdendo todos os benefícios que possuem", explica a nutricionista Fernanda Brunacci.

    Mas a nutricionista dá uma alternativa: em vez de usar óleo, manteiga ou margarina para fritar o ovo, use água! "Coloque metade de um dedo de água na frigideira e, quando começar a ferver, quebre o ovo e frite do jeito normal", conta Fabiana.

    Fritando o ovo dessa forma, as calorias dele voltam as 75 iniciais, equivalentes às calorias do ovo cozido. 


    Ao comprar os ovos, o ideal é guardá-los sempre fora das embalagens de papelão, dentro da geladeira e, preferencialmente, na prateleira superior, que é a área mais refrigerada. "Dessa forma, não há risco de contaminação", explica a nutricionista Fabiana Marangoni.

    Também é importante lavar os ovos apenas no momento em que for usá-los, e não assim que chegar do mercado, pois a limpeza destruirá a camada que os protege contra bactérias, deixando-os mais suscetíveis à contaminação.



    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Categoria:

    Deixe um comentário