Hoje apresentamos a 3ª parte de dicas dentro do trabalho e nesta edição falaremos sobre o uso do email.
1- O mais importante é nunca, mas nunca mesmo, escrever algo que possa constrangê-lo depois. Evite intimidades e só escreva em um e-mail aquilo que você falaria pessoalmente para a pessoa.
2- Frases de rotina, que são populares no jargão comercial do momento, tornam-se cansativas quando empregadas em demasia. Tome cuidado para não abusar de sua utilização.
3- Verifique sempre a gramática e a ortografia do texto antes de enviá-lo. Nada pior do que um texto cheio de erros.
4- Seja breve, claro e objetivo. Hoje em dia, ninguém tem tempo para ler textos extensos demais ou ficar pensando em palavras fora de contexto.
5- Um e-mail, apesar de também ser um documento, não deve ser tão formal quanto uma carta.
6- Elogie quem merece. Todos, inclusive alguém do alto escalão, gosta de um “tapinha nas costas”.
7- Jogue fora todos aqueles e-mails que não servem para nada, como malas diretas, correntes e piadinhas infames. Só responda àqueles que realmente mereçam sua atenção.
8- Nada de mandar correntes, piadas – obscenas ou não – e pegadinhas por e-mail para quem não conhece.