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    Continuando nossa coluna de profissões, hoje apresentaremos mais dicas de comportamento no trabalho e desta vez vamos dar dicas para o uso do telefone dentro do serviço.

    1- Dê toda a atenção à pessoa que ligou. Nada de mascar chicletes, comer ou fazer qualquer tipo de barulho. A pessoa do outro lado linha pode achar que você não está lhe dando a devida atenção.

    2- Jamais chame o cliente de querido, meu bem, benzinho.

    3- Ao falar ao telefone, você é julgado pela dicção, capacidade de articular pensamentos e por tratar os outros com cortesia ou não. A voz deve ser alegre, clara, calorosa e em bom-tom – nem alta nem baixa demais.

    4- Ao atender telefonemas alheios, anote o recado. Escreva o nome da pessoa que ligou, o número do telefone, o assunto e a hora. Com letra legível, é claro.

    5- Evite, ao máximo, atender o telefone durante uma reunião – a não ser que a ligação seja extremamente importante. Isso também vale para celulares, que devem ser desligados antes do encontro começar.

    6- Não faça ligações pessoais demoradas, principalmente se for namorar.
    7- Nem pense em brigar com filhos ou outros parentes pelo telefone.

    8- Retorne as ligações, mesmo que você não conheça quem deixou recado.

    9- Se estiver ocupado, não tenha medo de interromper a conversa. Diga que não pode falar e que ligará em seguida. Não se esqueça de retornar a ligação.

    10- Todos estão sujeitos a ter de atender a um telefonema com alguém ao lado. Quando for inevitável, procure fazer com discrição. Nada de gestos, caretas ou comentários tapando o bocal. Pega mal. Quem ouve a conversa deve, literalmente, ficar surdo e, depois, mudo.

    11- Jamais deixe alguém esperando na linha. Melhor dizer que está ocupado e que retornará a ligação depois.

    12- Se a linha cair, a responsabilidade de ligar novamente é de quem telefonou.

    13- Ao deixar recado na secretária eletrônica, faça isso de modo claro e objetivo, dizendo o seu nome, o assunto, o seu número de telefone.

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